Mangaratiba acaba de ser selecionada para receber o projeto literário ‘Energia para Ler’ em 2024. A iniciativa, promovida pelo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a ENEL, promete incentivar o acesso à leitura nos municípios contemplados, através de grandes eventos e atividades.
O projeto foi lançado nesta terça-feira (04) em uma cerimônia marcada por discursos inspiradores e um clima de celebração, que contou com a presença de representantes do governo estadual, da ENEL e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura de Mangaratiba.
Na reunião, realizada na Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema, Mangaratiba foi anunciada como uma das dez cidades que irão receber a aguardada feira literária em 2024. Previsto para ocorrer no mês de agosto, o evento irá acontecer juntamente com a PLIM 2024 – Pesca Literária de Mangaratiba.
Durante a cerimônia, a Subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mangaratiba, Thirley Reink, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional na cidade.
“Estamos extremamente entusiasmados com esta parceria que não apenas ilumina Mangaratiba, mas também ilumina mentes. A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação social, e com o apoio da Enel e do Governo do Estado, poderemos levar este recurso essencial a mais pessoas”, afirmou.
Juntos, o projeto ‘Energia para Ler’ e a PLIM 2024, prometem ser um único e grande evento, com a participação de escritores renomados, oficinas de escrita, contação de histórias, apresentações artísticas e diversas atividades voltadas para todas as idades. A expectativa é que o evento atraia visitantes de toda a região, promovendo um intercâmbio cultural e incentivando o hábito da leitura.
Sobre o Projeto Energia para Ler:
O projeto “Energia para Ler” visa promover o acesso à leitura e fomentar a cultura literária em diversas regiões do estado. Com o apoio da Enel, uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, a iniciativa busca transformar o panorama cultural das cidades participantes através de atividades que incentivem a leitura, a escrita e a participação comunitária.
Vale lembrar que além de Mangaratiba, Paraty, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Saquarema também vão sediar o projeto.