Um tema difícil mas pendente de um alerta e debate: abuso e exploração infantil
De acordo com dados da Childhood Brasil, Organização que atua pela proteção à infância e adolescência, a cada quinze minutos uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual no Brasil. Números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, apontam que o estupro de vulnerável representava 75% dos casos registrados no país em 2021 – na grande maioria, 35,7 mil (60%) dos registros, a vítima tinha até 13 anos de idade.
Dito isto, o Deputado Estadual Luiz Claudio Ribeiro elaborou um projeto de lei que visa a proteção das crianças do abuso.
”18/05, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Este é um tema difícil, mas extremamente importante de ser discutido, pois somos responsáveis por proteger nossas crianças. Como Deputado Estadual, tenho feito a minha parte, pensando em projetos que nos ajudem nesta luta. Sou o autor do Projeto de Lei Nº 3440/2024, que visa proteger crianças contra violência e abuso, promovendo a divulgação da cartilha “Eu me Protejo porque Meu Corpinho é Meu”. O material é voltado para crianças, ajudando-as a reconhecer e se proteger de abusos na infância.
O projeto ainda vai para aprovação no plenário, mas você já pode conhecer mais detalhes neste carrossel.”