O Grupamento de Ações com Cães (GAC) da Guarda Municipal de Mangaratiba acaba de ser selecionado para participar de uma importante especialização. Trata-se do Curso de Formação e Qualificação Profissional em Serviços Assistidos por Cães do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Intervenção Assistidas por Cães (GEPAC) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a UERJ. A seleção aconteceu no último sábado, em Niterói.
Os cães do Grupamento, em conjunto com a equipe composta pelo Coordenador do GAC, Marcos Lopes, a GM Abreu e o GM Mello, foram aprovados em todas as etapas propostas pelo processo seletivo. O curso terá duração de 7 meses, com aulas práticas e teóricas junto a equipe multidisciplinar do GEPAC.
O Secretário de Segurança Bruno Soares afirmou a importância da qualificação dos GMs e dos cães para lidarem com crianças autistas.
“A Guarda Municipal vem promovendo diversas ações para os agentes do GAC, e para toda a corporação, com objetivo de conscientizar as equipes sobre a neurodiversidade. Apesar de a equipe GAC possuir uma grande qualificação para desempenhar o projeto, estamos sempre em busca de atualizações, pois, o trabalho exige grande responsabilidade. Nosso intuito sempre será garantir a segurança e a evolução das crianças moradoras da cidade”, afirmou o secretário.