Cinquenta municípios do Rio de Janeiro participaram nesta sexta-feira (15) do LXXXIII Fórum permanente de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do RJ. O evento, que vai acontecer até domingo, dia 17, no Iate Clube de Itacuruçá, tem como tema ‘As atribuições do Conselho e a Articulação com a Rede de Atendimento’.
A abertura foi realizada pelo o Secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Claudio Vieira, que falou sobre a história do Conselho Tutelar. Na parte da tarde, foram realizadas as palestras ‘O Conselho Tutelar, a vulnerabilidade social e a proteção social da família’, por Rosana Morgado, professora e assistente social, e ‘O Programa de Proteção à criança e ao adolescente ameaçados de morte’, pela advogada Vera Souza.
A coordenadora do Conselho Tutelar de Mangaratiba, Gabriela Moreira, comemorou a realização do Fórum no município.
“Estamos muito felizes de poder sediar pela segunda vez esse Fórum, que é de grande importância. Estaremos nesses dias debatendo as atribuições do Conselho Tutelar e seu trabalho junto a rede, nas áreas da saúde, educação, assistência, entre outras. É um momento único e de muita troca e aprendizado”.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Edu Jordão agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho árduo dos profissionais.
“Sabemos o quanto é importante a atuação dos conselheiros, garantindo os direitos das nossas crianças e adolescentes. A nossa gestão valoriza muito isso, e o resultado foi um aumento salarial de R$1.600 para R$ 3.500 reais para os profissionais, porque eles merecem muito, e fazem a diferença”.
A promotora de Justiça da Comarca de Mangaratiba, Debora Becker, falou sobre a parceria entre os poderes judiciários e executivo em prol das crianças e adolescentes.
“Aqui em Mangaratiba temos uma articulação muito boa entre a rede de proteção à criança e do adolescente. Trabalhamos todos juntos, com o mesmo objetivo, com uma atuação próxima para melhor atender este público. Os desafios são muitos, mas a vontade de acertar é ainda maior”.
O evento ainda contou com a apresentação da Banda Imperial, do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Muriqui, e de uma homenagem a ex Conselheira Tutelar de Mangaratiba, Maria Aparecida Ribeiro.
Também estiveram presentes a presidente da ACTERJ, Tatiana Charles, o deputado estadual Munir Neto, a presidente da Fundação Mario Peixoto, Cecilia Cabral, a presidente do Instituto José Miguel, Ana Paula Barcellos, a subsecretaria de Educação, Thirley Reink, a coordenadora Regional do Fórum Estadual dos usuários do SUAS, Fabiana Rosa e o presidente do CMDCA, Márcio Guimarães.
Nos próximos dias também serão realizadas palestras com o procurador de Justiça do estado do Paraná, Murilo Digiácomo, e do servidor do Módulo Criança Adolescente do MP/RJ, Renato Marques.