Na última semana a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Mangaratiba participou do ‘Smart City Business Brazil Congress 2024’, que é o principal evento estratégico sobre cidades inteligentes, transformação digital e soluções para o setor público. Realizado em São Paulo, o congresso reuniu representantes de cidades de todo o mundo com o objetivo de discutir ideias e práticas inovadoras que priorizam as necessidades das pessoas no cenário urbano.
O evento reuniu parceiros estratégicos e partes interessadas do ecossistema de cidades inteligentes, incluindo concessionárias de serviços, fabricantes de diversas tecnologias, investidores e municípios, que desempenham um papel crucial como principais compradores. Entre os presentes estavam especialistas, líderes do setor e gestores públicos e privados, promovendo uma rica troca de ideias e apresentação de soluções inovadoras.
Um dos destaques do evento foi a premiação “Prêmio InovaCidade”, concedido pelo Instituto Smart City Business America, que reconhece as iniciativas que contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em 2024, o número de inscrições de projetos superou os anos anteriores, com 128 inscrições e 43 projetos selecionados. As iniciativas premiadas, provenientes da administração pública, iniciativa privada e entidades da sociedade civil, foram reconhecidas por seus impactos positivos e mensuráveis. Mangaratiba apresentou o projeto SUAS Fácil, um sistema inovador de assistência social que está sendo desenvolvido na cidade.
“Foi muito proveitosa nossa participação no evento. Pudemos compartilhar nosso trabalho com as tecnologias inovadoras implementadas no município. Mangaratiba está se destacando no cenário das cidades inteligentes, utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar a administração municipal mais eficiente”, disse Fabiano Silveira das Chagas, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Sobre o evento:
O Smart City Business Brazil Congress é considerado um dos eventos mais relevantes no ecossistema das cidades inteligentes na América Latina. Sua importância se reflete na promoção de colaboração entre diferentes atores e na exposição de iniciativas que utilizam tecnologia para melhorar a qualidade de vida nas cidades.