Mangaratiba promove 4° Fórum Municipal de Não Violência Contra as Mulheres

Navegue pelo conteúdo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba, através do Programa Arte Viva, realizou nesta sexta-feira (08) o 4° Fórum Municipal de Não Violência Contra as Mulheres. O evento, que aconteceu no Hotel Portobello Resort e Safári, reuniu profissionais que atuam no combate à violência contra a mulher no âmbito municipal, estadual e nacional, com o objetivo de levantar debates, discutir ações conjuntas, e a promover políticas públicas e melhorias em defesa dos direitos da mulher.

Neste ano o fórum contou com o tema central “Salas Lilás do Estado do Rio de Janeiro na Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres: impacto e sustentabilidade”. A Coordenadora do Programa de Enfrentamento as Violências de Mangaratiba, o Arte Viva, Elisa Goulart, celebrou o tema debatido pelos presentes, exaltando o trabalho exercido pela Sala Lilás de Mangaratiba. Elisa afirmou ainda a importância da união de forças no enfrentamento à violência contra a mulher, pois, sem a cooperação de todos, o projeto não poderia acontecer.

Estiveram presentes no encontro os representantes de Mangaratiba: o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Edu Jordão, a Presidente da Fundação Mário Peixoto, Cecília Cabral, os Subsecretários, Lucas Venito (Saúde), Dra. Gabi (SPP MULHER), Ione Santos (Direitos Humanos), a Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Clarice Antunes, a Coordenadora da Ronda Maria da Penha de Mangaratiba, Paula Fiorani, a Historiadora da FMP, Miriam Bondim, o Superintendente de Atenção Básica, Leandro de Paula, representando a SMEEL, Priscila Braga, e representando o vice-prefeito Chicão da Ilha, Edna Helena, entre outros.

Marcaram também presença no fórum os seguintes representantes, do Governo Federal: a Coordenadora da Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher e Conselheira Nacional de Saúde, Helena Piragibe; do Governo do Estado: a Diretora da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Márcia Teixeira, a Coordenadora de Saúde da População Negra, Caroline Brasil, a Coordenadora de Vigilância e Promoção da Saúde, Eralda Ferreira; da FIOCRUZ: Curadora do IdeiaSUS/FIOCRUZ, Le Cocq, a Assistente Social, Érika Carvalho; da ALERJ: as Assessoras de Comissão do Direito das Mulheres, Maiara Fafini e Camila Pires, a Coordenadora da Sala Lilas da ALERJ, Débora Rodrigues; representantes de Angra dos Reis, Petrópolis e Itaguaí, e a Assessora de Território do Programa Ciclo Saúde da Vale, Kelly Cristina.

Saiba mais sobre a Sala Lilás de Mangaratiba:

Localizada no Hospital Municipal Victor de Souza Breves, no Centro, a Sala Lilás é um local que oferece atendimento especializado e humanizado para vítimas de violência física ou sexual, sejam elas crianças, adolescentes, adultas, idosas ou LGBTI.

A Sala Lilás funciona 24 horas por dia e oferece atendimento especializado e acolhimento humanizado as vítimas. Mangaratiba é o primeiro município da Costa Verde e o quinto do Estado do Rio de Janeiro a ter uma unidade da Sala Lilás.

Compartilhe

Deixe seu comentário