Para incentivar a doação de órgãos e diminuir as dúvidas dos cidadãos sobre esse processo, a Prefeitura de Mangaratiba, por meio do Ministério da Saúde, está promovendo uma campanha de conscientização no Hospital Municipal Victor de Souza Breves.
O projeto é mantido e desenvolvido sob a coordenação de enfermeiros. De segunda a sexta-feira, uma equipe treinada é mobilizada para atender individualmente os moradores no esclarecimento de dúvidas sobre o processo de doação de órgãos.
Todos os especialistas envolvidos na campanha estão atentos ao tema e participam regularmente dos cursos realizados pelo Programa de Transferências Estaduais (PET).
Além disso, a Secretaria cadastra os residentes que necessitam de transplante de órgãos, conecta-os às redes profissionais, supervisiona todo o processo e ainda garante a obrigatoriedade do uso de medicamentos pós-procedimento. É importante ressaltar que, dependendo do estado do paciente, um doador pode salvar até 12 vidas.
Órgãos como coração, pulmões, intestinos, rins, pâncreas, córneas, válvulas cardíacas, pele, ossos e fígado podem ser transplantados. Torne-se um doador O primeiro passo para se tornar um doador de órgãos é expressar seus desejos à sua família durante sua vida. Não há necessidade de documentá-lo.
No ano passado, foram realizados mais de 16,7 mil transplantes no Brasil, tornando-o o segundo maior país transplantador de órgãos do mundo. Todos os níveis são regulamentados por lei e controlados pelo Sistema Nacional de Transferências (SNT). Torne-se um doador de órgãos e salve uma vida!