Aproximadamente 120 alunos do projeto ‘Patrulheiro Mirim’ participaram, nesta quinta-feira (30), do ‘IV Congresso de Prevenção às Drogas’, no Iate Clube de Itacuruçá. O evento foi promovido pelo Grupamento de Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal de Mangaratiba, que faz parte da Secretaria de Segurança do município.
Durante o encontro, os Patrulheiros Mirins apresentaram trabalhos realizados sobre o tema e a equipe do GRE premiou os dois melhores trabalhos. A escola Maria Helena de Almeida Ferrazani conquistou o primeiro lugar e a segunda colocação ficou para a unidade escolar Hermínia de Oliveira Mattos.
Logo em seguida, os alunos conferiram a palestra do policial militar, Jorge Lemos, sobre Prevenção de Drogas. Também foram realizadas uma celebração aos 13 anos do projeto ‘Patrulheiro Mirim’, e homenagens aos guardas municipais que já participaram da ação, bem como, as secretarias parceiras.
A Guarda Municipal e idealizadora do projeto, Elisabete da Silva, comemorou o sucesso do evento.
“Eu me sinto honrada e agradecida por esses 13 anos à frente do projeto, por ver todos esses alunos formados. Ensinar segurança pública nas escolas não é uma tarefa fácil, mas é muito recompensadora”.
Vanessa Rosa, moradora da Ilha de Jaguanum e mãe do aluno Pedro Henrique de 11 anos, teceu diversos elogios ao projeto.
“O Patrulheiro Mirim tem o poder de colocar os alunos no caminho certo, abre uma visão para o futuro. Admiro a rigidez e o comprometimento dos agentes com as nossas crianças, que além de ocupar a mente deles com algo produtivo, alertam sobre os perigos do mundo”.
Também participaram do encontro o deputado estadual Luiz Claudio Ribeiro, os secretários Coronel Paulo Rogério Escarani (Defesa Civil), Edu Jordão (Assistência Social e Direitos Humanos) e Marcos Antônio Souza Oliveira (Finanças e Planejamento), a subsecretária de Educação, Thirley Reink, a presidente da Fundação Mario Peixoto, Cecília Cabral, representantes das Guardas Municipais do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí, Mesquita, Paracambi, Quatis, Paraty e o Capitão Oliveira, representando o CADIM.
Saiba mais sobre o ‘Patrulheiro Mirim’
O projeto ‘Patrulheiro Mirim’ é uma realização da Secretaria de Segurança de Mangaratiba, com o apoio das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social e Direitos Humanos, e tem como objetivo formar alunos de 10 a 17 anos, do 6º ao 9º ano das escolas públicas do município, para atuar no apoio aos programas educativos do Grupamento de Ronda Escolar.