Prefeitura de Mangaratiba e SEBRAE entregam Plano Municipal do Turismo

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Com objetivo de estruturar e impulsionar o potencial turístico de Mangaratiba de forma sustentável e qualificada, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, e o SEBRAE, concluíram nesta quinta-feira (07) a entrega do Plano Municipal de Turismo (PLAMTUR). O documento, feito de forma colaborativa, vai nortear as ações e políticas públicas voltadas ao setor pelos próximos dez anos.

Desenvolvido ao longo de um ano e meio com a participação de empresários, agentes públicos, entidades e moradores, o PLAMTUR funcionará como um instrumento norteador das ações a serem desenvolvidas em curto, médio e longo prazo para estabelecer o crescimento turístico de Mangaratiba. Completo, o documento inclui diagnósticos, missão, visão, valores, projetos de infraestrutura, sinalização, gestão e qualificação, estratégias de marketing, estruturação e segmentação turística, além de metas a serem cumpridas até 2034, entre outros.

O Secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luiz da Matta, explicou a importância do documento.

“Agora os projetos para o turismo de Mangaratiba não vão se perder com a mudança de gestão. Esse plano, elaborado com a expertise da equipe do SEBRAE, deixa um legado para a cidade, o trade turístico e todos os empreendedores do setor, que terão metas a cumprir pelos próximos dez anos, e assim, garantir que a política pública para o turismo aconteça de verdade. Nosso objetivo é colocar Mangaratiba no ranking dos municípios turísticos mais procurados e visitados do estado”, disse.

A aplicação dos itens previstos no PLAMTUR será fiscalizada pelo Conselho Municipal de Turismo e acompanhada pelos consultores do SEBRAE.

“É um orgulho para o SEBRAE formar essa parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, e poder entregar para o município um projeto que vai fazer a diferença no desenvolvimento do turismo local. Agradecemos ao poder público por esse espaço. A finalização deste plano é apenas a primeira de uma série de avanços previstos para o próximo ano”, pontuou Thaissa Araújo, da Comissão de Turismo do SEBRAE.

Ainda durante o evento foi divulgada a nova identidade visual do Turismo Mangaratiba. Elaborada pelo SEBRAE também de forma colaborativa, a marca visa representar o município no estado e foi desenvolvida com conceitos de preservação, sustentabilidade, valorização dos atrativos, patrimônios, cenários e natureza.

Também participaram do evento, o Subsecretário de Turismo, Washington Santos, a Coordenadora Regiobal da Costa Verde do SEBRAE, Thuane Rodrigues, a representante do Conselho de Turismo, Liana Maria, representantes de diversas secretarias municipais, do trade turístico, entidades e empresários.

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