No mês da conscientização do Autismo, o Deputado Estadual Luiz Claudio Ribeiro também pai de uma criança atípica, manda um recado para os cidadãos brasileiros, principalmente, de mangaratiba.
“No Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, reafirmo meu compromisso com a inclusão. Os projetos de Lei que propus para promover ainda mais a inclusão dessas pessoas são um passo em direção a um país mais inclusivo. A aprovação dessas leis será uma vitória para todos nós, não apenas para pais atípicos como eu, mas para toda a sociedade. Lucca, meu filho, saiba que o papai está lutando por você e por todos que estão no espectro. Eu reconheço a incrível capacidade que vocês têm para contribuir para a sociedade, e o mínimo que merecem é ter direitos de inclusão para mostrarem a todos o que eu e muitos pais atípicos já sabemos: vocês são incríveis!” Declarou o parlamentar.
Autismo:
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares.
Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.