O carpinteiro Vitor Soares do Nascimento, de 28 anos, que foi atingido na cabeça por uma estaca enquanto cortava madeira em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (24). Ele esteve internado por 14 dias no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e deixou a unidade vestindo uma camisa branca com a mensagem “Sou um milagre”.
“Tenho muito a agradecer. Aos médicos e a Deus. Recebi a melhor assistência possível e, daqui para frente, espero que só melhore”, disse Nascimento, que continuará com acompanhamento ambulatorial de neurocirurgia no hospital.
O incidente ocorreu durante seu expediente na empresa Casa Trevo Madeiras. Ele estava operando uma serra circular de bancada, cortando madeira, quando uma ripa bateu no equipamento em movimento e foi projetada em sua direção. A estaca, com cerca de 40 centímetros, perfurou seu crânio, ficando cravada por seis centímetros.
Segundo os médicos, a área atingida foi o lobo frontal direito, responsável pelas emoções. Após uma cirurgia de aproximadamente quatro horas, Vitor já conversava, respondendo a perguntas da equipe médica, como seu nome completo, data de nascimento e idade. Mesmo ferido, ele manteve a consciência e a lucidez.
A rapidez no atendimento foi crucial para o caso de Vitor. Os primeiros socorros foram prestados no local, e uma equipe do Samu o encaminhou ao Hospital Municipal Victor de Souza Breves no município, com transferência quase imediata, de helicóptero, para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes.